segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Caso Uniban

O caso da aluna da Uniban que foi massacrada na faculdade por causa da sua roupa já está me cansando.

Primeiro, achei meio absurdo o fato de terem quase apedrejado a menina porque estava usando uma roupa insinuante na faculdade. Não que eu concorde com os trajes, mas vi um certo exagero nos protestos feitos. Estamos em pleno século XXI, tempos em que praticamente "tudo" é permitido, em que a liberdade e o direito de ser e fazer o que quiser são pregados com toda força em todo lugar. Aí, de repente, assistimos uma manifestação quase surreal, em que uma garota tem que ser escoltada pela polícia por causa da sua roupa??? Como Assim?? De repente a sociedade acadêmica ficou moralista? Se resolverem fazer uma "vistoria" em todas as faculdades, universidades e instituições de ensino, acho que muita gente ainda vai ser expulsa!

E hoje, minha surpresa foi ainda maior, a Uniban fez um pronunciamento dizendo que, após analisarem todos os fatos, a aluna foi expulsa da faculdade. Confesso que não entendo mais nada.

Não concordo com a postura da aluna, não concordo com as atitudes dela até aqui, mas também não concordo com a postura da universidade. Sempre acreditei que o ambiente acadêmico seria o lugar mais democrático que pudesse existir, onde pessoas de todos os tipos, de todas as opiniões, religiões, classes convivem civilizadamente.

Eu tenho meus princípios e valores sim, e lá no fundinho, até acho que a menina deveria ser punida. Mas minha razão consegue separar a minha opinião, adquirida pela minha formação, da coletividade e do respeito que se deve às pessoas, independentes da postura que assumem.  Não concordo com o homossexualismo, mas nem por isso vou sair pelas ruas apedrejando todos os casais que vejo pela frente.

Essa história ainda vai render muitas matérias. Veremos as cenas dos próximos capítulos.

A matéria completa aqui.

Nenhum comentário: